
Acreditar e fazer acontecer em nome da união e fortalecimento de uma classe. Foi assim que nasceu a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBEndo.
Fundada oficialmente em outubro de 2009, a SBEndo teve como seu primeiro presidente, o professor Manoel Eduardo de Lima Machado, um dos sócios fundadores. Segundo ele, a pressão de entidades internacionais como a AAE (Associação Norte-Americana de Endodontia), ESE (Sociedade Europeia de Endodontia) e IFEA (Federação Internacional de Endodontia) para o Brasil ter uma representação oficial era grande, já que o país ocupava a segunda posição mundial em número de publicações na área, além de contar com professores e pesquisas de grande relevância.
Durante o 1º Congresso Internacional de Endodontia, realizado em São Paulo, a SBEndo foi lançada oficialmente.
O evento foi um sucesso, recebendo 600 inscritos para 400 vagas disponíveis, superando as expectativas, como relembra o Dr. Machado. O congresso contou com a presença do professor Robert Augsburger, então presidente da AAE, e representantes de todas as regiões do Brasil, o que permitiu realizar uma Assembleia oficial e dar início à consolidação da Sociedade Brasileira de Endodontia.
Nos primeiros anos, o foco era fortalecer a entidade com a organização de um grande evento anual e dar apoio a congressos regionais da especialidade, oferecendo a chancela da SBEndo. "Foi uma iniciativa transformadora", reflete Dr. Machado. “Ajudamos a alavancar eventos regionais, inclusive na comercialização de estandes, o que aumentou significativamente o número de participantes. Antes, a média era de 250 congressistas, e com o apoio da SBEndo, esse número saltou para cerca de 750 participantes.”
A segunda edição, no ano seguinte, novamente em São Paulo, reuniu 1.200 participantes, consagrando o sucesso do evento. “Desde então, a SBEndo se expandiu pelo Brasil e teve um papel fundamental no desenvolvimento da Endodontia nacional”, afirma Dr. Machado.
Outro marco importante foi o reconhecimento oficial da SBEndo pelo Conselho Federal de Odontologia como representante oficial da Endodontia no Brasil, além da sua filiação a associações internacionais como a IFEA, AAE e ESE.
O professor Giulio Gavini, vice-presidente e também sócio fundador, reforça que a SBEndo organiza o maior Congresso Científico de Endodontia da América Latina, "nosso congresso reúne profissionais do Brasil e do exterior, e temos uma média de mais de mil congressistas. O grande diferencial do nosso evento é o foco acadêmico, o que o torna único entre os congressos de Endodontia", comenta.
Com mais de 16 mil endodontistas no Brasil, ter uma sociedade que represente esses profissionais é de extrema importância. “A SBEndo oferece aos associados a oportunidade de se atualizarem com conteúdos baseados em evidências científicas”, explica Dr. Gavini. Ele finaliza afirmando que a atual diretoria da entidade está empenhada em desenvolver novas ações para capacitar ainda mais os especialistas, garantindo excelência no tratamento e na preservação dos dentes.

Já conhece nosso
estatuto?
O documento oficial que estabelece as regras e normas que regem o funcionamento da nossa organização, contendo um conjunto de diretrizes que define os direitos e deveres de membros, bem como a estrutura de governança, as finalidades e os procedimentos internos.
Clique aqui


Nossa Diretoria
Composta por profissionais atuantes que entendem as reais necessidades e a importância de uma representatividade consciente e capacitada à frente da Sociedade Brasileira de Endodontia, a diretoria é formada por três importantes categorias que administram as esferas executiva, fiscal e o conselho curador.
Diretoria eleita para o Triênio 2022-2025
Eleição realizada 18/11/2022
DIRETORIA EXECUTIVA


Celso Caldeira
Presidente
• Professor Titular da Disciplina de Endodontia da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP)
• Coordenador do curso de Especialização da FUNDECTO-FOUSP


Mario Tanomaru
Vice-Presidente
• Prof. Titular de Endodontia da FOAr-UNESP
• Mestre pela FOB-USP, Doutor e Livre-docente pela FOAr-UNESP


Daniel Decurcio
Secretário-geral
• Professor Associado de Endodontia da UFG
• Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia


• Prof. de Endodontia da FO-UniSanta
• Mestre e Doutor em Endodontia pela FO-USP
Eduardo Akisue
Tesoureiro
DIRETORIA FISCAL


Carmo Aun
Presidente
• Doutor em Endodontia pela Universidade de São Paulo (FO-USP)
• Professor de Endodontia nos níveis de Graduação (UNISANTA) e Pós-Graduação Latu-Sensu (FUNDECTO).
• Coordenador do curso de Especialização da FUNDECTO-FOUSP

George Candeiro
Vice-Presidente
• Doutor em Endodontia-FOUSP
• Professor do Curso de Odontologia-Unichristus
CONSELHO CURADOR
.png)
.png)
Marco Hungaro
• Mestre e Doutor em Endodontia-FOB-USP
• Professor titular da FOB-USP

Giulio Gavini
• Mestre e Doutor em Endodontia pela FOUSP
• Diretor e Prof.Titular de Endodontia da Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo

Nossos Representantes Regionais

A SBEndo busca uma conexão mais efetiva entre a Sociedade e os endodontistas de todo o Brasil. Com esse propósito, possuímos representantes nas regiões brasileiras que ampliam a representatividade da SBEndo nos estados, estabelecendo essa conectividade.
Além de levar as ações e projetos da SBEndo para suas localidades, o objetivo também é ouvir e atender às demandas, expectativas e sugestões particulares dos profissionais.
Vivemos em um país de dimensões continentais, por isso, reconhecemos a importância de compreender a realidade dos endodontistas brasileiros em suas diferentes localidades. Dessa forma, buscamos alinhar constantemente as iniciativas da SBEndo com as particularidades e desafios de cada região.
Através da colaboração e participação dos nossos representantes regionais, pretendemos fortalecer o diálogo entre a Sociedade Brasileira de Endodontia e a comunidade de endodontistas em todo o país, promovendo uma troca de conhecimento e experiências que contribua para o avanço da especialidade e aprimoramento da prática clínica.
Região Centro-Oeste


COORDENADOR REGIONAL
Região Norte


COORDENADORA REGIONAL
Região Sudeste


COORDENADOR REGIONAL