
Acreditar e fazer acontecer em nome da união e fortalecimento de uma classe. Foi assim que nasceu a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBEndo.
Fundada oficialmente em outubro de 2009, a SBEndo teve como seu primeiro presidente, o professor Manoel Eduardo de Lima Machado, um dos sócios fundadores. Segundo ele, a pressão de entidades internacionais como a AAE (Associação Norte-Americana de Endodontia), ESE (Sociedade Europeia de Endodontia) e IFEA (Federação Internacional de Endodontia) para o Brasil ter uma representação oficial era grande, já que o país ocupava a segunda posição mundial em número de publicações na área, além de contar com professores e pesquisas de grande relevância.
Durante o 1º Congresso Internacional de Endodontia, realizado em São Paulo, a SBEndo foi lançada oficialmente.
O evento foi um sucesso, recebendo 600 inscritos para 400 vagas disponíveis, superando as expectativas, como relembra o Dr. Machado. O congresso contou com a presença do professor Robert Augsburger, então presidente da AAE, e representantes de todas as regiões do Brasil, o que permitiu realizar uma Assembleia oficial e dar início à consolidação da Sociedade Brasileira de Endodontia.
Nos primeiros anos, o foco era fortalecer a entidade com a organização de um grande evento anual e dar apoio a congressos regionais da especialidade, oferecendo a chancela da SBEndo. "Foi uma iniciativa transformadora", reflete Dr. Machado. “Ajudamos a alavancar eventos regionais, inclusive na comercialização de estandes, o que aumentou significativamente o número de participantes. Antes, a média era de 250 congressistas, e com o apoio da SBEndo, esse número saltou para cerca de 750 participantes.”
A segunda edição, no ano seguinte, novamente em São Paulo, reuniu 1.200 participantes, consagrando o sucesso do evento. “Desde então, a SBEndo se expandiu pelo Brasil e teve um papel fundamental no desenvolvimento da Endodontia nacional”, afirma Dr. Machado.
Outro marco importante foi o reconhecimento oficial da SBEndo pelo Conselho Federal de Odontologia como representante oficial da Endodontia no Brasil, além da sua filiação a associações internacionais como a IFEA, AAE e ESE.
O professor Giulio Gavini, vice-presidente e também sócio fundador, reforça que a SBEndo organiza o maior Congresso Científico de Endodontia da América Latina, "nosso congresso reúne profissionais do Brasil e do exterior, e temos uma média de mais de mil congressistas. O grande diferencial do nosso evento é o foco acadêmico, o que o torna único entre os congressos de Endodontia", comenta.
Com mais de 16 mil endodontistas no Brasil, ter uma sociedade que represente esses profissionais é de extrema importância. “A SBEndo oferece aos associados a oportunidade de se atualizarem com conteúdos baseados em evidências científicas”, explica Dr. Gavini. Ele finaliza afirmando que a atual diretoria da entidade está empenhada em desenvolver novas ações para capacitar ainda mais os especialistas, garantindo excelência no tratamento e na preservação dos dentes.

Já conhece nosso
estatuto?
O documento oficial que estabelece as regras e normas que regem o funcionamento da nossa organização, contendo um conjunto de diretrizes que define os direitos e deveres de membros, bem como a estrutura de governança, as finalidades e os procedimentos internos.
Clique aqui


Nossa Diretoria
Composta por profissionais atuantes que entendem as reais necessidades e a importância de uma representatividade consciente e capacitada à frente da Sociedade Brasileira de Endodontia, a diretoria é formada por três importantes categorias que administram as esferas executiva, fiscal e o conselho curador.
Diretoria eleita para o Triênio 2022-2025
Eleição realizada 18/11/2022
DIRETORIA EXECUTIVA


Celso Caldeira
Presidente
• Professor Titular da Disciplina de Endodontia da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP)
• Coordenador do curso de Especialização da FUNDECTO-FOUSP


Mario Tanomaru
Vice-Presidente
• Prof. Titular de Endodontia da FOAr-UNESP
• Mestre pela FOB-USP, Doutor e Livre-docente pela FOAr-UNESP


Daniel Decurcio
Secretário-geral
• Professor Associado de Endodontia da UFG
• Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia


• Prof. de Endodontia da FO-UniSanta
• Mestre e Doutor em Endodontia pela FO-USP
Eduardo Akisue
Tesoureiro
DIRETORIA FISCAL


Carmo Aun
Presidente
• Doutor em Endodontia pela Universidade de São Paulo (FO-USP)
• Professor de Endodontia nos níveis de Graduação (UNISANTA) e Pós-Graduação Latu-Sensu (FUNDECTO).
• Coordenador do curso de Especialização da FUNDECTO-FOUSP

George Candeiro
Vice-Presidente
• Doutor em Endodontia-FOUSP
• Professor do Curso de Odontologia-Unichristus
CONSELHO CURADOR
.png)
.png)
Marco Hungaro
• Mestre e Doutor em Endodontia-FOB-USP
• Professor titular da FOB-USP

Giulio Gavini
• Mestre e Doutor em Endodontia pela FOUSP
• Diretor e Prof.Titular de Endodontia da Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo

Eleições da Diretoria
da SBEndo

As eleições da diretoria da Sociedade Brasileira de Endodontia (SBEndo) são realizadas trienalmente, durante Assembleia Geral Ordinária, entre os meses de julho e dezembro. Nesse processo democrático, os associados efetivos, em pleno gozo de seus direitos, têm a oportunidade de votar e serem votados, participando ativamente da gestão da entidade
São eleitos os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro-Geral da Diretoria, além do Presidente e Secretário do Conselho Fiscal e de membros do Conselho Curador. Cada mandato tem duração de três anos, sendo permitida uma reeleição consecutiva para a Diretoria.
A inscrição das chapas deve respeitar os prazos previstos em edital, sendo necessária a formação de um grupo completo com candidatos a todos os cargos da Diretoria. Apenas associados efetivos há pelo menos 18 meses, e em situação regular com a Tesouraria, podem concorrer. As eleições são realizadas por voto direto, universal e secreto.

Nossos Representantes Regionais

A SBEndo busca uma conexão mais efetiva entre a Sociedade e os endodontistas de todo o Brasil. Com esse propósito, possuímos representantes nas regiões brasileiras que ampliam a representatividade da SBEndo nos estados, estabelecendo essa conectividade.
Além de levar as ações e projetos da SBEndo para suas localidades, o objetivo também é ouvir e atender às demandas, expectativas e sugestões particulares dos profissionais.
Vivemos em um país de dimensões continentais, por isso, reconhecemos a importância de compreender a realidade dos endodontistas brasileiros em suas diferentes localidades. Dessa forma, buscamos alinhar constantemente as iniciativas da SBEndo com as particularidades e desafios de cada região.
Através da colaboração e participação dos nossos representantes regionais, pretendemos fortalecer o diálogo entre a Sociedade Brasileira de Endodontia e a comunidade de endodontistas em todo o país, promovendo uma troca de conhecimento e experiências que contribua para o avanço da especialidade e aprimoramento da prática clínica.
Região Centro-Oeste


COORDENADOR REGIONAL
Região Norte


COORDENADORA REGIONAL
Região Sudeste


COORDENADOR REGIONAL













































